terça-feira, 10 de abril de 2012

Continue lendo

Mas enquanto as chuvas não chegam pra valer dezenas de municípios do Estado continuam sendo obrigadas a continuar recebendo o abastecimento através de caminhões-pipa que estão sendo usados, nesta época do ano, para levar água potável às comunidades rurais do semiárido atingidas pela seca
DE acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot o mês de abril está iniciando com melhores condições para que as chuvas possam ocorrer com maior freqüência. "Nesse momento as condições são mais propícias para a ocorrência de chuvas", garante Bristot.

Para o professor da Universidade Federal Rural do Semiárido(Ufersa), José Spinola Sobrinho, a falta de aquecimento das águas do oceano atlântico responsáveis pelos índices de ocorrência de chuvas na região Oeste do Rio grande do Norte e parte do Ceará, tem feito com que as chuvas tenha ocorrido de forma irregular. Segundo ele, o oceano registrando uma temperatura baixa as chuvas não chegam a essas regiões. "A temperatura do oceano atlântico precisa está alta para a água evaporar e forma as nuvens, como a temperatura da água não consegue aquecer, as chuvas não vem ocorrendo, mesmo assim o mês de abril chega com boas perspectiva de chuvas, no entanto parte da produção de grãos dos municípios da região oeste já está comprometida", disse o meteorologista mossoroense.

INPE e CPTEC indicam que ocorrência de chuvas para o trimestre ficará baixo da média

De acordo dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com previsão climática de consenso para o trimestre abril a junho de 2012 (AMJ/2012) indica maior probabilidade de chuvas na categoria normal a abaixo da normal climatológica (75%) tanto para o norte do Nordeste como para o oeste da Região Sul do Brasil e variando de normal a ligeiramente acima da faixa normal (75%) para o extremo norte da Região Norte do Brasil.

No leste da Região Nordeste, onde o principal período chuvoso iniciará no próximo mês de abril, a previsão aponta para uma maior probabilidade (45%) de ocorrência de chuvas na categoria normal. Na grande área central, que inclui parte as Regiões Norte e Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, fica mantido o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Durante o trimestre AMJ/2012, as temperaturas estão sendo previstas entre as categorias normal a ligeiramente abaixo da faixa normal no centro-sul do País, onde as incursões de massas de ar frio podem causar acentuado declínio das temperaturas em alguns períodos. Nos setores norte e nordeste do Brasil, são previstas temperaturas dentro da faixa normal.
Fabiano Souza
Correio da Tarde